26 julho 2010

Realidade aumentada muda interação entre mundos virtual e real

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Imagine você comprar uma camiseta, vesti-la, ligar a sua webcam e de repente jogar jokenpô (o bom e velho pedra-papel-tesoura) com o computador. Incrível, não? Pois isto é possível por meio da realidade aumentada, uma tecnologia recente que vem ganhando cada vez mais espaço e popularidade.


O que é?


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Um exemplo de código de realidade aumentad
Realidade aumentada é uma parte da realidade virtual que podemos chamar de realidade misturada. Trata-se de uma mistura de elementos reais e virtuais em um mesmo plano, ou seja, são elementos virtuais interagindo com objetos e pessoas do ambiente real.
Segundo Ronald Azuma, um dos principais pesquisadores desta tecnologia, realidade aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em que o usuário observa em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo. A realidade aumentada é interativa, tem processamento em tempo real e pode ser concebida em duas ou três dimensões.
A realidade aumentada proporciona ao usuário uma interação fácil e segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que os movimentos são totalmente naturais, intuitivos e tão simples quanto mover uma parte do corpo ou um objeto na frente de um dispositivo detector (atualmente uma webcam).


Aplicações hoje em dia
Atualmente, as aplicações da realidade aumentada variam bastante – algumas são bem úteis, enquanto outras nos fazem perguntar o porquê de existirem. Tal variação tem sua explicação no pouco costume das empresas em utilizarem a RA - muitas ainda apenas a utilizam como um atrativo para o consumidor e não como uma tecnologia capaz de ajudar as pessoas.
O uso mais simples da realidade aumentada pode ser visto em partidas de futebol e corridas de Fórmula 1. No nosso futebol, quando um computador insere a linha de impedimento num replay, isto é considerado RA. Nas corridas, o mesmo vale para as propagandas inseridas à beira da pista, seja em forma de outdoor virtual ou um capacete.
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A propaganda em realidade aumentada do Mini Cooper
Outros exemplos fora dos esportes também são comuns. Duas montadoras de carros, a Mini na Alemanha e a Chevrolet no Brasil, fizeram uso da realidade aumentada em campanhas publicitárias recentes. A Mini inseriu um código em uma revista que, quando mostrado na webcam, revelava um modelo em três dimensões do Mini Cooper. Já a Chevrolet colocou em seu anúncio numa revista um volante com um código. Quando o leitor mostrava o código para a webcam, ele podia fazer um “test-drive” do Vectra GT, usando o volante impresso na revista como “joystick”.
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O Digital Cosmetic Mirror da Shiseido
Entre as aplicações mais úteis da realidade aumentada estão dois exemplos vindos do exterior. A empresa de cosméticos japonesa Shiseido utiliza a tecnologia no que ela chama de Digital Cosmetic Mirror (Espelho Digital de Cosméticos). O programa tira uma foto do rosto da mulher, analisa o tom de pele e os contornos faciais e indica a maquiagem que melhor combina com o rosto. De quebra, ela já pode ver uma prévia de como ficará usando tais produtos. Depois é só imprimir a lista e ir comprar. Já o correio americano USPS fornece em seu site uma ferramenta que permite que o usuário comparar o tamanho do objeto que vai ser enviado com as caixas disponibilizadas pelo USPS em tempo real, capturando o tamanho da encomenda com a webcam.
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O salgadinho Doritos Sweet Chili com o código de RA na parte de trás
No Brasil, a realidade aumentada ainda é usada mais para atrair o consumidor. O salgadinho Doritos Sweet Chili conta com uma imagem que, se colocada perante a webcam, libera um monstrinho para a pessoa colocar no seu perfil do orkut. O refrigerante Sprite 2.Zero também traz uma imagem parecida que, desta vez, libera um game para o internauta, que deve usar a latinha como controller. Até mesmo a rede de lanchonetes McDonald’s entrou na onda, utilizando a RA em sua campanha promocional do filme Avatar. O time de futebol paulista Portuguesa também conta com uma ação em realidade aumentada. Seu terceiro uniforme, desenhado por ninguém menos que a Cavalera, neste ano conta com um símbolo na manga direita que, se mostrado à webcam, possibilita o torcedor a participar de um concurso.


Os games e a RA


O mundo dos games em breve também entrará em breve no mundo da realidade aumentada. Tudo graças ao periférico do Xbox 360, o Kinect. Anunciado em 2009, o acessório permitirá ao gamer jogar sem usar nenhum tipo de controle – utilizando apenas o seu próprio corpo e seus movimentos.
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O Microsoft Kinect
O Kinect é um grande exemplo do funcionamento da realidade aumentada. Nele, tanto o mundo real quanto o mundo virtual se misturam de modo a interagirem com perfeição. A promessa é de que ele permita ao jogador ter a sensação de estar realmente dentro do jogo. Mesmo causando tanto alarde devido a sua inovadora tecnologia, ainda existem as pessoas que se encontram com um pé (ou até mesmo dois pés) atrás a respeito do periférico. Independente disso, é certo que o Kinect irá revolucionar o modo de jogar videogames.
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O controller PlayStation Move
O Kinect, no entanto, não é a primeira iniciativa na realidade aumentada voltada para os games. Criado em 2002, o Eye-Toy era uma câmera para o PS2 que permitia aos gamers uma espécie muito primitiva de realidade aumentada. No entanto, ela possuía algumas limitações, como não funcionar se a sala ou ambiente estiver muito escuro e a baixa qualidade dos jogos. A câmera, entretanto, ganhou vida nova neste mês com o anúncio do PlayStation Move, o controle sensível ao movimento do PS3, que usará a Eye-Toy para captar os movimentos.
Conclusão
Tal qual outras tantas tecnologias diferentes, a realidade aumentada ainda está engatinhando – por mais clichê que isso possa soar. Ninguém sabe realmente sua verdadeira capacidade ou então todas as possibilidades que ela traz. Seria ela apenas um mero instrumento atrativo de algumas marcas, ou então se trata de algo que poderá revolucionar a interação entre homem e máquina? Quem sabe essas perguntas não serão respondidas ainda neste ano, com o lançamento do Kinect. Até lá, só nos resta especular e esperar.
Esta matéria foi publicada na edição 09 da Revista Arkade.

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